noticias

Novo RStudio 1.1

Foram divulgados os novos recursos da versão 1.1 do RStudio, que está incrível. Veja abaixo as novidades que já estão inclusas na versão divulgada para experimentação.

Tema Dark

Post oficial: https://blog.rstudio.com/2017/08/30/rstudio-dark-theme/

Foi disponibilizado o novo e elegante tema escuro, agora, além da opção de ser possível alterar a cor de fundo do editor, pode também ser alterado o tema dos demais painéis. Para os amantes desse tipo de visualização, que realça os contrastes e cansa menos os olhos, é um prato cheio.

 

Conectores de Dados

Post oficial: https://blog.rstudio.com/2017/08/16/rstudio-preview-connections/

Um recurso que há muito tempo faz falta no RStudio é a opção de conectar o sistema a diversos bancos de dados, tanto locais quanto na nuvem. Na nova versão foi lançada uma interface gráfica que permite a conexão com as mais utilizadas fontes de dados, como Spark, AmazonRedShift, Oracle, PostgreSQL e Google Big Query.

 

Terminal de Comandos

Post oficial: https://blog.rstudio.com/2017/08/11/rstudio-v1-1-preview-terminal/

Uma nova tela foi adicionada ao console, com um terminal de comandos que permite integração com o sistema operacional, e até mesmo execução de aplicações em tela cheia, desenvolvidas no próprio ambiente. É uma ferramenta que oferece muita agilidade principalmente para o desenvolvimento de modelos de Machine Learning em linha de comando.

Explorador de Objetos

Post oficial: https://blog.rstudio.com/2017/08/22/rstudio-v1-1-preview-object-explorer/

O painel environment sempre foi um recurso muito útil para facilitar a visualização dos objetos utilizados no espaço de trabalho, no novo explorador de objetos será possível também navegar nos itens hierárquicos dos objetos, no formato de listas. Essa alteração deixa a navegação muito mais natural e ágil.

 

Download

A versão ainda está em fase de testes, mas já está disponível para downloads, no seguinte link: https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/preview/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *